© 2019 por Viagens da Júlia. Blog pessoal criado com Wix.com

  • Selo-ABBV-Blog-Associado-200-px
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Calcular Viagem

Updated: Jan 8

Hey! Nesse post vou tentar mostrar um pouco do que uso para planejar meus passeios. Acabo seguindo a mesma receita de bolo para calcular viagem não importando o destino.

Fonte: Júlia Almeida

PASSAGENS

Sei que têm outros, mas acompanho sempre o Melhores Destinos pois se aparece alguma promoção maluca eles definitivamente vão comentar! Não uso o site deles para comprar a passagem em si pois adicionam taxas em cima, assim como o Decolar mas serve para eu saber em que empresa e data procurar.

Depois de saber os destinos em promoção, ou algum que mesmo sem promoção eu tenha interesse, eu consulto o Google Voos, que te indica os preços que de fato vai pagar e sem taxas adicionais (te mostra os links para os sites das companhias). Nele você pode simular o preço para várias datas, filtrar por horário de voo, se tem parada ou não e etc. A interface é bem simples mas ajuda muito!

Em geral, comprar com milhas passagens para países mais longe não valem a pena na hora de calcular viagem mas não custa sempre dar uma olhadinha. O Melhores Destinos costuma avisar também quando está rolando alguma promoção por milha. Eu assino a newsletter do Smiles e Multiplus ,que são os que tenho pontos, pois se tem alguma promoção eles avisam no email, daí não preciso ficar conferindo no site deles.


CHECKLIST

Crio sempre uma planilha na nuvem (uso a do Google que é grátis) , para calcular viagem, em que posso usar de qualquer aparelho que esteja conectada - no papel faz um efeito parecido também. Nela adiciono os gastos que com certeza terei para ter um controle do que posso e do que não posso de fato. Por exemplo: passagens aéreas (na viagem para Ásia que cancelei além da passagem de Floripa para Seul tive que comprar outras : Rio-Floripa,Seul-Xangai,Xangai-Tóquio), seguro viagem (que é obrigatório para quase qualquer país), hotel, visto (sempre bom checar se precisa ou não) , passaporte (se tiver menos de 6 meses para vencer tem que renovar!) e o cash que tem que levar.

Mesmo que no final os valores mudem um pouco, porque nem tudo precisa pagar logo de cara da para ter uma boa noção. Um site que descobri tem pouco tempo e ajuda muuuuito na previsão de quanto vai gastar é o Quanto Custa Viajar ,nele você pode escolher seu perfil de viajante (se quer tudo do mais baratinho, se quer custo-benefício ou se quer luxo) e ele te mostra a média para aquele destino de quanto vai gastar com hotel, passeios , comida e etc.

Quando conheço bem pouco do meu próximo destino, essas coisas me ajudam bastante.

PASSEIOS

Para países que todo mundo viaja fica mais fácil escolher... mas para Coréia do Sul, por exemplo, você faz ideia do que tem por lá??? Para me ajudar uso bastante duas ferramentas : o Google Trips, que é um aplicativo que ajuda a juntar tudo que tem sobre sua viagem no seu gmail (como as reservas de passagens e hotel) e te sugere passeios para eles. Assim como te passa dicas e informações úteis. Além de deixar marcado no seu Maps os lugares que você disse que pretende visitar(te ajuda a se achar quando já estiver lá). O outro é o TripAdvisor que uso tanto o site quanto o aplicativo. Ele dá opiniões mais reais sobre os hotéis e as atrações (outras pessoas que já visitaram passam suas opiniões, às vezes um lugar que na foto é lindo na prática é totalmente diferente). E também te conta as atrações mais visitadas, as melhores empresas de turismo e etc. Uso quando já estou no destino para saber dicas de restaurante e atrações perto da onde estou.

Olho sempre se a cidade tem ônibus Hop on Hop Off pois ,não são a melhor forma, mas super ajudam a ter um overview do que conhecer.



HOTÉIS

Como sou um pouco neurótica, prefiro pagar um pouco mais caro e optar por tarifas que posso cancelar até próximo a data. Em geral, uso o Booking para escolher o hotel, mas depois de ver o preço dou sempre uma conferida se o mesmo não está mais barato em outro lugar. Outra coisa que uso bastante são milhas. A rede Accor ,que engloba, dentre outros, o hotel Ibis, possui um programa parceiro do Smiles e Multiplus que posso transformar pontos em vouchers de 40 euros (convertidos para a moeda do país). Se você tiver coisas mais úteis para fazer com suas milhas, não vale muito a pena mas se você é viciado em viajar como eu e vai usar para isso mesmo, acho que vale. A rede possui hotéis quase no mundo todo e que seguem o mesmo padrão (tipo McDonald's) o que para mim é um ponto confiável em um lugar desconhecido. Ahh ,se você reservar pelo Booking através do site Multiplus você ganhar 8 milhas a cada dólar gasto também. Em relação a seguro, vale dar uma olhada no post que falo sobre isso.


TRAJETOS

Apesar do Google Maps ser o grande queridinho em alguns momentos ele deixa a desejar. Como quando você quer ir entre lugares mais distantes e não sabe se é melhor trem, ônibus , carro ou avião , por exemplo. Ou em lugares que não existe transporte público , teria que pegar outras opções. O Rome2Rio é super confiável e muito mão na roda! Assim como outras ferramentas, não costumo comprar direto de lá por causa das taxas, mas vejo as opções e entro no site da que eu optar.

Com um pouquinho de calma e seguindo as dicas calcular viagem pode não ser um grande pesadelo!

Blog De Viagem | Viagens da Júlia


Veja também

Bagagem de Mão - Voos Nacionais

Dias chuvosos na viagem: 8 dicas de sobrevivência!

O Google pode te ajudar a economizar nas próximas férias