top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Bagagem de Mão - Voos Nacionais

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Já ouviu falar em gatilho mental? Isso acontece quando você vê alguma coisa e aquilo te desperta uma crise de ansiedade por algum tipo de trauma . Quanto menos te afetou o 'episódio', menor é a força da sua crise. Mas por que estou falando tudo isso em um post de mala de viagem? Pois essa linda caixa da foto abaixo se tornou um gatilho para mim e vou explicar o motivo.E espero que não vire para vocês!


bagagem de mão
Fonte: Wix

Como a maioria já deve saber, em 2019, o governo e as companhias aéreas aumentaram o controle sobre a bagagem de mão nos voos nacionais. As companhias nacionais padronizaram as bagagens de mão como sendo:

  • um objeto pessoal bolsa ou mochila com as seguintes medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm

  • uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg .

A foto abaixo representa o gabarito da mala de mão, em que as companhias usam para validar se a sua mala está no padrão. Existem terceirizados espalhados pelos aeroportos (não em todos ainda) fazendo o teste antes do embarque. Se sua mala entra mas fica estufadinha, não adianta, está reprovada. Se fica meia rodinha na altura,não adianta. Principalmente na Gol. Na Latam,eles só olharam a mala e nem validaram. A minha não tinha 10kg mas a forma como foi feita não entrava totalmente dentro da caixa (mala azul da próxima foto - ela abaixa a alça de empurrar, mas nem assim, o problema foi que ficou estufadinha).

Gabarito da bagagem de mão
Gabarito da bagagem de mão

Apesar de não ter voado pela Azul (na verdade, nunca voei) nesses últimos tempos li que ela segue as mesmas regras do que as outras, só não sei o quão rígida está. A Gol não consegui fazer Checkin online de São Paulo para o Rio de Janeiro pois teria que pesar antes e validar os padrões (claro que fui reprovada), eles já sabem que a maioria vai dizer que só tem bagagem de mão e na hora vai ser reprovado. Mas não tive problema algum com a Latam.Pode ter sido pontual? Pode.

bagagem de mão
Fonte : Júlia Almeida

E quais são as regras do governo? A figura abaixo explica (na verdade, pode levar 5kg , mas as companhias em geral deixam 10kg por exemplo). Uma coisa que aprendi a pouco tempo: voos nacionais pode-se levar água!!

bagagem de mão
Regras de bagagem de mão

Malas no Padrão



Bagagem de mão em voos internacionais

A regra de bagagem para voos internacionais segue a mesma de voos nacionais. Contudo, é importante ficar atento aos líquidos na bagagem de mão. Isso porque as restrições para o transporte de líquidos se aplicam também ao passageiro que, apesar de fazer um voo nacional, tenha uma conexão com embarque internacional.
Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem. Lembrando que a fiscalização costuma ser rigorosa com líquidos na bagagem de mão, então se você chegar em sua conexão para algum voo internacional com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.

Viaje na Viagem







Leia também:








bottom of page