top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

O que fazer em Petrópolis - em 2 dias

Atualizado: 2 de mar.

Se você está planejando um fim de semana repleto de charme, cultura e natureza, Petrópolis é o destino perfeito para você! Esta encantadora cidade serrana do estado do Rio de Janeiro oferece uma combinação única de história imperial, belas paisagens e uma atmosfera tranquila. Neste guia, vamos explorar as melhores atividades e atrações para aproveitar ao máximo seu fim de semana em Petrópolis, otimizando seu tempo e experiência.


Portão de entrada da Cidade
Entrada da cidade



Dia 1: Descobrindo a História Imperial


Museu Imperial de Petrópolis
Museu Imperial

Manhã

Comece seu dia explorando o coração histórico de Petrópolis. Dirija-se ao Museu Imperial, o antigo palácio de verão de Dom Pedro II, e mergulhe na história do Brasil imperial. Não deixe de visitar o impressionante acervo de objetos e móveis da época. Lembre-se de reservar seus ingressos com antecedência para evitar filas.

Dica: o museu só aceita cash, não levei e acabei não entrando. Não tinha fila no domingo que fui.


Catedral de Petrópolis
Catedral de Petrópolis

Tarde

Após uma manhã de cultura, caminhe até o Centro Histórico de Petrópolis. Aproveite para almoçar em um dos charmosos restaurantes da região, experimentando pratos típicos da culinária local. Em seguida, visite a Catedral de São Pedro de Alcântara, com sua arquitetura deslumbrante.


Palácio de Cristal
Palácio de Cristal

Noite

Termine seu primeiro dia com uma visita ao Palácio de Cristal, um ícone da cidade. Se você estiver visitando durante um evento ou exposição, não perca a oportunidade de conhecer o interior deste edifício de vidro iluminado à noite. Caminhe pelos jardins circundantes, que oferecem vistas deslumbrantes da cidade iluminada.

Quando fui estava rolando um evento sobre a imigração italiana, tinha um gondoleiro no jardim(sim, remando, coitado).


Dia 2: Natureza e Cultura


Centro Histórico
Centro Histórico

Manhã

Comece o segundo dia com uma viagem ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Trilhas como a da Pedra do Sino e a da Cachoeira Véu da Noiva oferecem experiências incríveis para os amantes da natureza e caminhadas. Certifique-se de estar bem preparado com roupas confortáveis e equipamento adequado.

Não fiz essa parte mas quero voltar para fazer.


Tarde

Após uma manhã revigorante no parque, retorne à cidade e faça uma pausa para o almoço em um dos seus restaurantes charmosos, onde você pode encontrar diversas opções de comida local e internacional. Uma outra pedida é ir até o Palácio Quitandinha, muito lindo por fora, e por dentro! Além da rua Teresa.

Para quem não sabe , a rua Teresa é famosa por suas lojas de roupas de inverno. Não fui depois da tragédia, não sei como ela está.


Palácio Quitandinha
Palácio Quitandinha

Noite

Para encerrar seu fim de semana em grande estilo, assista a um espetáculo cultural no Theatro D. Pedro. Este teatro histórico apresenta uma variedade de produções artísticas, desde peças de teatro até concertos e óperas. Verifique a programação com antecedência e garanta seus ingressos.


Casa de Santos Dumont
Casa de Santos Dumont fica próxima ao centro histórico e vale uma visita

O que fazer em Petrópolis

Petrópolis é um destino versátil que oferece uma mistura única de cultura, história e natureza. Ao seguir este roteiro, você poderá aproveitar ao máximo seu fim de semana nesta cidade encantadora ao descobrir o que fazer em Petrópolis. Lembre-se de reservar com antecedência sempre que possível para evitar surpresas desagradáveis e garantir uma experiência memorável em Petrópolis. Aproveite sua viagem!


cervejaria bohemia
A fábrica da cerveja Bohemia fica no centro da cidade e vale a visita até para quem não é muito fã como eu


bottom of page