top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Descobrindo o Tesouro Escondido: o que fazer em Santa Maria Madalena

Atualizado: 15 de set. de 2023


Uma pequena joia escondida no estado do Rio de Janeiro, é um destino que muitos viajantes desconhecem, mas que merece destaque. Neste guia de viagem, exploraremos o que fazer em Santa Maria Madalena e suas atrações, revelando por que ela deve estar no seu radar de viagens.


Igreja de Santa Maria Madalena
Igreja de Santa Maria Madalena

Introdução a Santa Maria Madalena

Situada no coração da Serra do Mar, Santa Maria Madalena é uma cidade que oferece um refúgio sereno e tranquilo longe da agitação das cidades grandes. Conhecida como a "Suíça Brasileira", devido à sua paisagem montanhosa e clima ameno, esta cidade é perfeita para aqueles que buscam relaxamento e contato com a natureza.



Natureza em Santa Maria Madalena
Natureza


Belezas Naturais Exuberantes

O principal destaque de Santa Maria Madalena é sua exuberante paisagem natural. A cidade é cercada por densas florestas, cachoeiras e trilhas deslumbrantes, tornando-a um paraíso para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre. Alguns dos pontos imperdíveis incluem:

  • Cachoeira do Galo: Uma das cachoeiras mais famosas da região, oferece águas cristalinas e um ambiente sereno para relaxar e nadar.

  • Trilha da Pedra de São Domingos: Uma trilha desafiadora que leva a vistas panorâmicas deslumbrantes da região.

  • Pico do Escalavrado: Uma montanha imponente que atrai alpinistas e oferece vistas espetaculares do entorno.


casario de Santa Maria Madalena
Casario antigo da cidade

História e Cultura Rica

Além de sua beleza natural, Santa Maria Madalena também possui um rico patrimônio histórico e cultural. A cidade abriga a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, uma construção colonial charmosa que remonta ao século XIX. O Museu Euclides da Cunha, dedicado ao renomado escritor e sociólogo, oferece uma visão fascinante da história da região.


Fogão à lenha
Fogão à lenha

Culinária Local e Gastronomia

Uma visita a Santa Maria Madalena não estaria completa sem experimentar a culinária local. A cidade oferece pratos tradicionais da região serrana, como a truta, um peixe fresco pescado nas águas cristalinas das montanhas. Não deixe de experimentar os deliciosos doces caseiros e geleias feitos com frutas locais.

Visitei um restaurante bem local em Terras Frias, local próximo à cidade. Você paga um valor fixo e come à vontade, não me lembro o nome mas é o mais famoso e movimentado da área.


Tucano
Tucano

Dicas de Viagem

Aqui estão algumas dicas para planejar sua visita a Santa Maria Madalena:

  1. Época Ideal: A melhor época para visitar é durante a primavera e o verão, quando as trilhas e cachoeiras estão em pleno esplendor.

  2. Hospedagem: Existem pousadas charmosas e aconchegantes na cidade, mas é aconselhável reservar com antecedência durante a alta temporada.(eu me hospedei no Hotel Girassol da Serra e recomendo)

  3. Atividades ao Ar Livre: Esteja preparado para atividades ao ar livre, incluindo trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta. Certifique-se de levar roupas adequadas e calçados confortáveis.



O que fazer em Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena é um tesouro escondido que aguarda ser descoberto pelos viajantes que buscam uma experiência autêntica e relaxante no Rio de Janeiro. Com sua beleza natural, história encantadora e hospitalidade local, esta cidade é o lugar perfeito para uma escapada tranquila na serra. Não perca a chance de explorar esse paraíso escondido nas montanhas brasileiras e vivenciar o melhor que a natureza e a cultura têm a oferecer.

bottom of page