top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Meu Pai é o ser mais enjoado do mundo! E o melhor também .

Atualizado: 14 de dez. de 2022


Não sei, parece que ultimamente estou cada vez mais acostumada a viajar sozinha. Essa coisa de ser solteira, com mais de 30 anos tem me deixado assim. Mas minha mãe adora viajar comigo e sim,confesso, também gosto de viajar com ela. E junto com ela vem um brinde complicado,vamos chamar assim. Esse é o Sr Durval que ela não vive sem - com 35 anos ainda não consigo entender esse amor que faz com que as pessoa não se desgrudem nem por duas semanas,mas isso é outro assunto- que não tem dinheiro, não gosta de viajar, prefere comprar coisa pro fusca...mas que ao mesmo quer conhecer como vivem as pessoas em outros países , quer ficar pelo menos uns 20 dias e não gosta de dividir passagem em muitas vezes nem de levar pouco dinheiro.



Ok, não é só ela que gosta dessa mala , eu também gosto. E muito! Eu e meu pai temos temperamentos bem parecidos , brigamos por qualquer coisa Mas logo depois já esquecemos e estamos amigos novamente, basicamente duas crianças altamente pirracentas. Ao contrário da minha mãe que finge ser o ser mais calmo do mundo , porque duvido que ela seja calma de verdade convivendo com a gente.


Para agradar o ser mais enjoado do mundo mas ao mesmo tempo o melhor pai do mundo o planejamento das viagens requerem mais atenção aos detalhes e mais foco em quem estará presente nelas.


Quando éramos crianças - é eu tenho um irmão mais novo tão chato quanto - meus pais adoravam viajar de carro pelo país, acho que começou dai minha vontade de viajar. Conheci as Cataratas do Iguaçu e até o Paraguai que fica ali por perto - minha primeira viagem internacional! Meu pai ama até hoje viajar de carro por aí, ja eu ...



Quase perdi minha segunda viagem internacional


Em 2010, resolvi fazer uma viagem internacional ‘de verdade’ com meus pais para Buenos Aires , não era meu lugar sonhado , mas estava barato, então já era um bom começo.

Tudo estava indo relativamente bem até que resolvi embarcar com minha carteira de motorista - que só servia para isso porque morro de medo de dirigir - ao invés de RG ou passaporte que ainda não tinha. Papai e mamãe sorridentes, coisa e tal, até que a moça do checkin me fala que não pode embarcar com carteira de motorista! Ou seja, ou eu dava um jeito de ir em casa pegar ou tava f* . Pronto , minha mãe como sempre tentando ajudar e acalmar os nervos de todos e meu pai completamente mal humorado Dizendo q não ia mais. Resumo da história : após mil e uma confusões , faltando dois minutos para acabar o checkin um motorista de táxi conhecido me entregou meu Rg e fui no mesmo voo que meus pais.



Durvalzinho ficou de mal comigo uns dois dias mas depois esqueceu e continuamos nossa viagem na terra dos hermanos sem entendermos nada da língua deles. Mesmo resmungando acho que ele gostou.


Só se for Portugal e Espanha


Passei anos ouvindo essa condição para ele viajar com a gente pra Europa. Minha mãe , mesmo não gostando muito, acabou viajando sem ele que passou o tempo todo choroso de como estava com saudade e que nos nem ligamos para ele e laralará.


E ano passado resolvemos fazer o que ele tanto queria quando tinha proposto : viagem a Espanha e portugal. Demorei a aceitar esse roteiro porque não eram lugares que me enchiam os olhos , imaginava que Madri fosse bem sem gracinha , e Lisboa idem.



Como sempre meu pai estava certo e eu ,boba, errada. Tanto eu quanto ele voltamos apaixonados por Madri , não sei exatamente o que a capital espanhola tem mas me encantou bastante. Sevilha , Segóvia e Toledo também são bem interessantes. Ele , talvez por ser católico gosta muito de entrar nas catedrais e eu em museus , tentamos compensar isso tendo mais gente na viagem ,em que nos separávamos - o pior é que ele se Sentia sempre seguro só andando comigo, mas com o apoio da língua e de mamis deu para contornar Isso. Ahh e sem fazer propaganda do tal do Airbnb! Como eles adoraram isso! Procurei filtrar por apartamentos de superhosts com muitas avaliações 5 estrelas e que eu não ficasse no mesmo quarto que eles( ok, eu sou bem enjoadinha também ) e em lugares legais pensando no custo-benefício.



Ele adora andar de trem e ônibus para ficar vendo a paisagem, eu por ser muito ansiosa prefiro que chegue logo então na Espanha demos sorte, menos no preço, de Madri para Sevilha existe trem-bala que sai de uma estação que é quase uma atração à parte.

De Sevilha para Portugal infelizmente não tem trem direto ,então resolvemos pegar um busão, foi até interessante pois me lembrou muito minhas viagens aqui pelo interior.



Meu pai acumula muita milha no seu cartão e várias vezes deixa até expirar. Pensando nisso e para dar uma economizada , respiramos fundo e aceitamos dividir quarto em alguns hotéis Ibis em Portugal . Com pontos ganhamos descontos, além de que sabemos que os hotéis da rede são confiáveis .



Óbidos , a preferida!


Nossos dias se resumiam a andar pelas ladeiras portuguesas e comer as delícias regionais e a noite discutir se a televisão ficaria ligada ou não e o quanto o ronco incomodavam.



Alugamos um carro para fazer o percurso de Lisboa até o Porto em 4 dias ,meu tio dirigindo e eu de co-pilota . Muita calma nessa hora.... mas quando chegávamos nas cidadezinhas lindas , todos esses probleminhas iam embora. Óbidos sem dúvida foi a preferida dos meus pais e do meu tio, em Portugal, a minha confesso que não sei. A vila lembra muito o jeitinho parado no tempo da vila de onde eles nasceram aqui no Brasil ,Rosal. E no dia ainda houve uma procissão que os lembrou de quando eram pequenos, com as mesmas orações. Sem contar as flores presentes em todas as janelas enfeitando as casas remetendo às rosas que eles sempre viram.



Mas nem tudo são flores e em nossa pousada ,apesar de boa, pareceu haver percevejos (bed bugs) ,meu pai apareceu todo mordido pela manhã :/

Nossa jornada ainda incluiu Sintra, Aveiro e algumas paradas pelo caminho até chegar ao nosso destino final.



Não nos hospedamos em Porto

E mais uma vez optamos pelo airbnb e super valeu a pena. Ficamos em Vila Nova de Gaia, em que eu chamava carinhosamente de Niterói, pois ficava do outro lado da ponte e tem a melhor vista Do Porto. Ficamos bem próximo de tudo, praticamente só andamos a pé e ainda pagamos mais barato. Meu pai queria muito andar nos famosos bondes antigos mas infelizmente as linhas são bem curtinhas. O que não nos impediu de andar , como bons turistas. Como bons turistas também comemos Francesinha, provamos vinho do Porto e etc.


Cancelando os planos para o Canadá


Se tem uma coisa que eu gosto nesse mundo é de viajar e se tem uma coisa que meus pais gostam nesse mundo é de mim e do meu irmão . Mesmo não estando 100% inventei que eu queria porque queria ir para o Canadá em maio. Não querendo que eu viajasse sozinha, e querendo passear porque também não são bobos (apesar de preferirem diversos outros lugares) , resolveram ir . E lá fomos nós planejar: compramos passagem, hotéis com cancelamento grátis(porque sempre acho que pode acontecer algo) e airbnb ( com cancelamento parcial, foi a melhor opção que achei). Até que vi que minha ansiedade e meu TOC dessa vez iam ganhar a luta e eu precisava tirar um tempo para ver melhor isso e precisei cancelar tudo. Eles não tiveram coragem de ir sem mim, meu tio também ia e acabou indo com outra pessoa. Por serem meus pais consegui cancelamento grátis para eles também no voo por causa do meu atestado e nos hotéis. Os airbnb consegui boa parte do dinheiro de volta também , o mais chato está sendo um hotel com cancelamento gratuito que me cobrou erroneamente uma diária e até hoje o reembolso não caiu no meu cartão - assunto para outro post. Bem, isso aqui é para falar do meu pai e acho que no fundo ele até gostou de ter cancelado porque dava para ver que ele não queria muito ( você cresce mas para os seus pais você sempre será um bebê , preciso aceitar isso).



Começando os planos para o leste europeu


E para fechar o ano resolvemos escolher um destino que agradasse a todos , e que não fosse o Canadá , acabamos chegando ao leste europeu que ainda não conhecemos e que parece ser muito lindo . Ah e que ninguém sabe falar língua nenhuma de lá,rs!

bottom of page