top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Intercâmbio : Saiba como escolher o seu

Atualizado: 15 de set. de 2023

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, está prestes a embarcar em uma aventura incrível e enriquecedora. Um intercâmbio é uma oportunidade única para aprender uma nova língua e cultura, fazer novos amigos, crescer pessoal e profissionalmente e viver uma experiência inesquecível.


vista aérea de Londres
London Eye

Escolha o destino ideal para seu Intercâmbio


O primeiro passo para fazer um intercâmbio é escolher o destino ideal para você. Leve em consideração suas preferências pessoais, objetivos de aprendizado, orçamento e a duração do programa. Você pode optar por países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e muitos outros.


Decida qual tipo de programa é melhor para você


Existem diferentes tipos de programas de intercâmbio, desde cursos de idiomas até cursos universitários, estágios profissionais e voluntariado. É importante escolher o programa que mais se adequa aos seus objetivos e interesses. Se você está procurando melhorar o seu inglês, por exemplo, um curso de idiomas pode ser a melhor opção para você.


Os cursos que fiz foram de idiomas,4 de inglês e 1 de francês. Tiveram duração de 2 ou 3 semanas.





Planeje com antecedência


Um intercâmbio envolve muita preparação e planejamento, por isso, é importante começar a se preparar com antecedência. Faça sua pesquisa, verifique as exigências de visto e documentos necessários, além de organizar sua estadia e acomodação no destino escolhido. Também é importante considerar o seguro saúde e as vacinas necessárias para a sua viagem.


Eu fiz quase todos com a ajuda de agências de intercâmbio. Eles cobram uma taxa mas super ajudam nessa parte de planejamento. Como quase sempre vou sozinha, isso super ajuda a me dar mais segurança.

turma de intercambio em Londres
Turma do meu intercâmbio em Londres

Seja aberto e curioso


Uma das melhores coisas sobre um intercâmbio é a oportunidade de mergulhar em uma nova cultura e conhecer novas pessoas. Seja aberto e curioso, tente se envolver em atividades locais e experimente a comida e as tradições locais. Fazer amigos locais pode ser uma das partes mais enriquecedoras da experiência.

Cada intercâmbio que fiz foi em um lugar diferente. E tentei, o máximo que pude, viver como um local em cada um desses lugares.

Aprendi um pouco mais sobre a Califórnia, sobre a Inglaterra, Irlanda e França.


Intercâmbio de Inglês em Dublin
Intercâmbio de Inglês em Dublin

Aproveite a oportunidade de aprender uma nova língua


Um dos principais objetivos de um intercâmbio é aprender uma nova língua. Aproveite a oportunidade para praticar o idioma local sempre que possível. Faça aulas de idiomas, converse com os habitantes locais e tente se comunicar em inglês sempre que possível. Aprender uma nova língua é uma habilidade valiosa que pode ajudar em muitos aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Um intercâmbio pode ser uma das experiências mais memoráveis e transformadoras da sua vida. Ao escolher o destino certo, o programa adequado e se preparar com antecedência, você pode ter certeza de que terá uma experiência enriquecedora e inesquecível. Então, se você tem o sonho de fazer um intercâmbio, comece a se preparar agora mesmo e se prepare para uma jornada única e emocionante.

bottom of page