top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Viena, Áustria

Atualizado: 24 de fev.

Viena, a capital da Áustria, fica no leste do país, às margens do rio Danúbio. Seu legado artístico e intelectual se consolidou com as obras de figuras como Mozart, Beethoven e Sigmund Freud, que nela viveram. A cidade também é conhecida por seus palácios imperiais, como Schönbrunn, a casa de veraneio da família Habsburgo. No distrito MuseumsQuartier, há construções históricas e contemporâneas que expõem obras de Egon Schiele, Gustav Klimt e outros artistas.



E pelo décimo ano consecutivo a cidade foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver!

Confesso que me lembrou Munique na Alemanha, as duas tem 'caras de ryca' . Sabe quando você tem que ir em algum lugar e diz que não tem nem roupa para ir de tão chique? Me senti assim na cidade,rs. Não sei se moraria lá, fui bem tratada, mas senti falta de uma baguncinha,rs.


Transporte

Tanto para chegar, vindos de Budapeste, quanto para sair da cidade, em direção a Praga e Bratislava , usamos ônibus. Pra chegar usamos a empresa RegioJet e sair FlixBus que é um pouco mais barato. Todas as viagens levaram em média 4 horas e foram super tranquilas. Para Bratislava foi 1 hora e meia. As passagens são preferencialmente compradas pela internet e basta mostrar o comprovante pelo celular e o passaporte (válido! ). E as passagens em geral são bem baratas. Existe a opção de trem, que dependendo do horário também pode valer a pena. Uso o site Rome2Rio para ver os meios de transporte e horários disponíveis.

Dicas: 1. Baixe os aplicativos das empresas de ônibus, facilita bastante a vida!

2. Se acostume: em geral você vai pegar/descer os ônibus em lugares tais como os estacionamentos das estações de trem (não é mais barato à toa) então nem vale chegar com muita antecedência!

3. Em Bratislava a estação de trem é mais afastada, tente comprar para o ponto que é próximo ao castelo ,logo após a ponte!


Dentro da cidade nos locomovemos muito a pé e também com Hop on Hop of no passe de dois dias. A cidade é mais cara então optamos por airbnb e na zona 2 (a zona mais central é a 1 e quanto mais longe mais aumenta a numeração) que é um pouco mais barata ( tem que andar 1,5 km mais ou menos para região mais central onde fica a catedral de Santo Estevão) mas tinha um ponto do Hop on Hop off mais próximo.



Prater

Nesse parque de diversões público fica localizado a Wiener Riesenrad, a roda-gigante mais antiga do mundo! A roda-gigante oferece uma vista privilegiada da cidade.


Canal do Danúbio

Desde a década de 90, o Canal do Danúbio, originalmente um canal natural do famoso rio, é utilizado para lazer e recreação local. Recentemente foram adicionados cafés, mercados de pulgas, palcos de verão para revitalizar as margens do canal e tornar a area mais atrativa. Ficamos bem próximos a ele e mesmo em novembro era bastante agradável por suas margens, tanto de dia quanto a noite.


Palácio Belvedere

Dividido em Belvedere Superior e Belvedere Inferior é bem interessante mas quando você conhece o Schonbrunn você vai o preferir,rs!


O Palácio Belvedere é um palácio barroco construído pelo príncipe Eugénio de Saboia no 3° distrito de Viena, a sudeste do centro da cidade.


Catedral de Santo Estevão

A Catedral de Santo Estêvão é uma das catedrais góticas mais antigas do estilo europeu e está situada na Stephansplatz, no centro da cidade de Viena. É uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII.

Além disso, serve como um bom ponto de referência para se achar na cidade, de longe dá para ver seu lindo telhadinho de azulejos coloridos escondido entre os prédios.


Palácio de Schonbrunn

O Palácio de Schönbrunn, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria. Está localizado no Hietzing, o 13º distrito de Viena.


Ópera Estatal de Viena A Ópera Estatal de Viena é uma casa de ópera - e uma companhia de ópera - com uma grande história desde o século XIX. Está localizada no centro de Viena, Áustria. Os membros da Orquestra Filarmônica de Viena são recrutados dessa orquestra.

A Ópera apresenta anualmente várias produções e promove o Baile da Ópera de Viena, um dos grandes eventos da cidade.


Temperatura

temperatura em Viena
Fonte: Google Travel

Fiz alguns vídeos mostrando um pouco do que vi pela cidade nos 4 dias que fiquei por lá!






bottom of page