top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

O que fazer no Chile: de norte a sul

Atualizado: 3 de mar.


Assim como a Argentina, o nosso vizinho Chile , é um dos destinos mais procurados por brasileiros em busca de sua primeira viagem internacional . Além de ser um destino próximo , a viagem para o Chile não requer passaporte, você pode usar, simplesmente, a sua identidade , se estiver válida. Mas em nenhuma circunstância a carteira de motorista! (Carteira só é permitida para dirigir e não para autorizar a entrada no país).


Nesse post, vamos falar quando ir para o Chile, quanto custa viajar e dicas de viagem para lá. E se vale mesmo conhecer o país.


Cordilheira dos Andes
Cordilheira dos Andes

Quando ir para o Chile


A resposta simplesmente é : depende. E essa resposta vale para outra pergunta muito frequente também: quanto custa viajar para o Chile.


Mas por que depende? O Chile tem muitas atrações interessantes de norte a sul, literalmente. Então, tudo depende de onde você tem vontade de ir.


Santiago do Chile
Santiago do Chile

Deserto do Atacama


Por ser um deserto, os melhores períodos para visitar a região são aqueles caracterizados pelo outono e primavera, ou seja, de março a maio e de setembro a novembro. Por causa das temperaturas mais amenas e menos chance de Chuva ou Neve. Mas isso não quer dizer que é impossível ir em outras épocas, eu fui no final de fevereiro , início de março e tinha chovido logo antes , mas deu tudo certo!( tirando o fato que foi uma semana antes do início da pandemia)


Deserto do Atacama
Deserto do Atacama

Patagônia 


A melhor época, e ,também, a mais procurada pelos viajantes, é entre dezembro e fevereiro. Mas, se você só pode em outras datas, dá para considerar o final de novembro até o começo de abril. Esse período oferece dias mais ensolarados e as temperaturas se mantêm agradáveis. A média é entre 28 e 15 graus. Eu fui contra as regras e fui no mês de outubro pois era quando dava para mim, conseguimos aproveitar bastante (tirando um piriri generalizado em Torres del Paine). Mas rolou chuva, muito vento e frio. Muito frio! E muitoo vento! O famoso ‘vento patagônico’. Estávamos em cinco pessoas , então, os perrenguinhos acabaram sendo divertidos.


Parque Torres del Paine
Parque Torres del Paine


Região dos Lagos Andinos


A melhor época para visitar os lagos andinos chilenos é durante o verão. A estação é amena, existem mais passeios ao ar livre disponíveis, anoitece tarde e os eventos culturais rolam soltos. O verão é também a estação em que chove menos e em que há mais chances de se ver o famoso vulcão Osorno sem névoa(minha mãe se apaixonou por ele) . Mas, como sou do contra, fui na mesma época que a Patagônia, em outubro , na Primavera. As cidades estavam, bem mais , vazias , mas o frio era tolerável e ainda rolou de pegar o Osorno com neve! E conseguimos um guia brasileiro super legal.


Vulcão Osorno
Vulcão Osorno

Santiago 


A melhor época para conhecer a região é no inverno, quando as estações de esqui estão a todo vapor. (Santiago, em si, não costuma nevar). O período mais chuvoso é entre abril e outubro. Fui em outubro e peguei calor de dia e frio de noite, mas nenhum dos dois fortes.



Quanto custa viajar para o Chile


O Chile não é muito barato, achei os preços regulando com o Brasil quando fui em 2017. Em 2020, eu fui ao ATACAMA mas lá é sempre caro. Mas o preço da passagem é bem mais em conta do que uma viagem para a Europa ou os EUA, por exemplo. Eu consegui ir com pontos! Existe uma lowcost chilena que sai de algumas cidades do nosso país e o preço bem mais em conta.


O que fazer no Chile

Para mim, o Chile é um dos países mais incríveis que já visitei! Ele tem belezas super diferentes dependendo de onde é seu destino. Deserto, geleira, vulcão e etc. E um povo bem simpático. O que fazer no Chile não falta!


Posts relacionados:


bottom of page