top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Rússia : Conhecendo São Petersburgo

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Em maio de 2016 fiz um cruzeiro pelo mar Báltico e uma das paradas era em São Petersburgo que será uma das cidades sede da copa e fica no lado europeu do país. O navio ficou atracado dois dias por lá pois a cidade tem atrativos que requerem tempo para serem visitados e tem um trânsito de dar inveja aos cariocas!

Rússia : Conhecendo São Petersburgo
Fonte : Júlia Almeida

Em termos de imigração não tivemos problema algum para entrar ,algumas pessoas que estavam no navio de outros países só podiam sair ,sem visto prévio, se comprassem excursão,não podiam sair por conta própria. O Brasil é um país “amigo” foi basicamente igual quando entramos na União Europeia . Conheço pessoas que já foram de avião e não tiveram muito problema também não. E não precisa fazer nada previamente. Para turismo de pouco tempo,obviamente.

Confesso que achei de certa forma o estereótipo dos russos um pouco verdadeiro. Rs.

A primeira coisa que vi para vender logo na lojinha do Porto foi cartão postal com o Putin “Super herói “. A segunda foi uma atendente chamada Julia .


Rússia : Conhecendo São Petersburgo
Fonte : Júlia Almeida

Tentei pegar um uber, espertona,para ir para estação de metrô... só que o Maps ainda não estava atualizado com a área do Porto e o cara não me achou e ligou falando em russo . Tentei falar em inglês mas ... fiquei sem uber e paguei uma ligação para Rússia .

Minha xará me disse o busão que era para pegar até o metrô e assim deu certo.

Não que eu me lembre dos anos 80 mas me senti muita vezes voltando para lá . Por mímica As pessoas nos ajudaram e disseram que se paga o metrô na maquininha colocando dinheiro e sai moedinha,tipo as que tinha de Orelhão. As estações parecem que ficam no magma terrestre , nunca vi escadas rolantes tão compridas e com gente apressada querendo te derrubar(Rússia neh?) . E quando chega onde parece ser a plataforma ,não se ver trilhos. Tem a parede com portas que abrem quando o metrô chega e vc entra direto no trem! Achei peculiar. Essa parte da plataforma de algumas estações é muito bonita ,chegar a ser suntuosa.

Rússia : Conhecendo São Petersburgo
Fonte : Júlia Almeida

Para achar qual estação que vai descer eh brincar de achar o par da figurinha. Porque para mim as palavras eram figurinhas que eu tinha no mapa e procurava igual nos lugares ,não sabia digitar nem sequer falar. Lá tem McDonalds, BurgerKing ,etc mas nada escrito assim você tem que procurar pela logo que pelo menos eh igual!

Rússia : Conhecendo São Petersburgo
Fonte : Júlia Almeida

Tem muita coisa que é perto e da para fazer a pé,depois de descer nessa estação. O hop on hop off também sai de lá. Ele serve para dar um overview da cidade.

Ah no metrô também tinha um bêbado cheio das vodkas que do nada tirou um retrovisor de carro da mochila para se olhar no espelho(dica fashion russa)

Volta e meia vai ver carros de polícia na rua que parecem também parados no tempo e até meio exagerados. Exagero inclusive pode ser o segundo nome da Rússia . A cada esquina você vai ver algo beirando a pobreza e algo extremamente suntuoso.

Rússia : Conhecendo São Petersburgo
Fonte : Júlia Almeida


Outra coisa que achei bem caricata foram as 'mamuskas' . Quando estava guardando o casaco e a mochila para entrar no museu as senhorinhas começaram a brigar comigo em russo falei que não sabia russo, me ignoram e continuaram a brigar comigo por algo que até agora não sei o que,rs. Em alguns outros momentos, outras senhorinhas resmungaram coisas em russo também do mesmo tipo,mas poderiam estar me elogiando e eu nem tô sabendo...

Coloque na Galeria a seguir mais algumas fotos que tirei na época. Pena que não gostava muito de tirar foto ,daí foram poucas e bem ruinzinhas mas mesmo assim acho que dá para ver alguns pontos bem bonitos da cidade de São Petersburgo como o museu Hermitage (que demos sorte e estava de graça no dia) , que tem o maior número de obras de arte do mundo, a Igreja do Sangue Derramado, a antiga Fábrica da Singer ,etc. Têm também fotos de um café super fofo que fomos onde tomei uma sopa de tomate e meu tio comeu caviar pelo mesmo preço.E na Rússia caviar é bem barato, mas não curto não...


Obs.: Todas as fotos foram tiradas por mim.


Blog De Viagem | Viagens da Júlia

bottom of page