top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Roteiro de 12 dias em Portugal

Atualizado: 21 de fev.

Minha viagem em maio de 2018 se dividiu entre Espanha e Portugal. Foram 12 dias na terrinha -Portugal- com minha família e gostamos muito. Vou tentar resumir nosso roteiro a Portugal, que incluiu trem e carro alugado.


Faro

Chegamos a Portugal de ônibus vindo de Sevilha na Espanha .

Ficamos uma noite na cidade em hotel Ibis que pagamos por milhagem, então super valeu a pena. A cidade fica na região do Algarve , famosa por suas praias. De lá , pegamos um trem comum para Lisboa . A viagem de trem dura em torno de  3 horas e custa em torno de 100 reais . Preferimos o trem ao carro pois iríamos ficar em Lisboa por alguns dias e lá não queríamos ficar com carro, só depois. Além de que é uma viagem super agradável, tirando o fato das malas pesadas.

roteiro de viagem a Portugal
Trajeto do trem de Faro a Lisboa

Lisboa

Em Lisboa , usamos táxi (carros eram velhos) mas não saia muito caro para trajetos pequenos) e principalmente aproveitamos para queimar umas calorias andando bastante pelas famosas ladeiras Lisboetas e no hop on hop off que pagamos por dois dias. Uma dica é ficar bem localizado em Lisboa que dá pra economizar na condução . Passamos quatro noites em Lisboa e no último dia alugamos um carro para fazermos nosso trajeto até o Porto.

Aqui falei sobre os dias em que ficamos na capital Portuguesa.


Alugamos o carro na Guerin (afiliada da Enterprise) depois de analisarmos o preço nas locadoras mais próximas ao nosso hotel. Não optamos por alugar antes pois queríamos escolher o carro ao vivo, e acabamos ganhando um pequeno upgrade também .

roteiro Portugal
Trajeto Lisboa-Sintra

Sintra

De Lisboa seguimos até Sintra onde nos hospedamos por um dia. Escolhemos o caminho pelo litoral pois aproveitamos para curtir a paisagem enquanto viajávamos. Incluímos no aluguel um adesivo que se cola no vidro do carro e os pedágios são descontados direto no cartão (como um Via Fácil do Brasil), achamos melhor pois ficamos com medo de nos enrolar para fazer isso manualmente. Alguns não possuem pessoas , são 'automáticos'.


Fizemos o roteiro dos Palácios e paramos no centrinho para comer um doce na famosa Periquita (os preços são bem salgados na cidade) e um almoço bem português. Nosso hotel não era muito no centro mas pegamos um Uber (mais vantajoso do que ficar procurando vaga) e foi super tranquilo e barato. Os palácios fizemos com uma linha de turismo operada pela própria cidade com o preço praticamente similar do ônibus urbano. Só tomar cuidado com o destino, pois existe mais de um trajeto e você pode pegar o errado...

roteiro Portugal
Trajeto Sintra-Óbidos

Óbidos

Após Sintra, seguimos para o vilarejo de Óbidos onde também passamos uma noite (super fofo), pelos meus pais eles morariam lá.... Fiz um post em que conto um pouco mais sobre a vila medieval.


roteiro Portugal
Trajeto Óbidos -Aveiro

Aveiro

Mais uma vez seguimos estrada, agora rumo à Aveiro, um pouco mais longe do que as paradas anteriores. A cidade é considerada a “Veneza Portuguesa “. Antes de chegar na cidade passamos em Tomar para conhecer o Castelo dos Templários (incrível). Passamos também uma noite por lá e seguimos em direção ao Porto.

Assim como Óbidos, a cidade também não tinha Ibis (para usar nossas milhas) mas ficamos em um hotel muito bem localizado e avaliado.


No caminho, paramos em Braga e Coimbra, infelizmente não deu tempo de ir a Guimarães.

A foto abaixo é o terraço de um shopping em Aveiro, cheio de Oliveiras. Legal, não?

Tínhamos horário marcado pra entregar o carro então não podíamos fazer muita coisa antes de chegar na cidade . Alugamos com a opção de entregar em uma loja de outra cidade(sai mais caro, mas nosso voo saia de lá então era bem mais vantajoso...).



roteiro de Portugal
Trajeto Aveiro - Porto

Porto - Fim do roteiro para Portugal

Na verdade, nos hospedamos em Vila Nova de Gaia. Entregamos o carro logo após deixar as malas no apartamento e andamos a maior parte do tempo, nos quatro dias que ficamos por lá, de Hop on Hop off e a pé.

roteiro portugal
Fonte : Júlia Almeida




bottom of page