top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Rota Romântica

Atualizado: 24 de fev.

Aproveitando o clima do Dia dos Namorados o post de hoje fala sobre a Rota Romântica na Serra Gaúcha .

Não sei se por romance não ser muito minha praia, eu não tinha ouvido falar nela até pouco tempo, uma prima minha em lua de mel que me falou sobre e fiquei curiosa.


A Rota Romântica foi inspirada na também chamada Rota Romântica na Alemanha , dado que a região é formada por muitos descendentes de imigrantes alemães. Ela é formada por catorze cidades no estado do Rio Grande do Sul.

Rota Romântica Gaúcha

Um ponto de destaque da rota é que ainda se pode ver, muito claramente, a influência alemã na arquitetura, gastronomia , além do jeito de falar dos próprios moradores! Sem contar o friozinho .

Outro ponto são as cores das folhas dos plátanos no chão nessa época mais fria, principalmente no Outono, ou ainda nas árvores. Perfeitas para fotos!


Ela possui em torno de 184 km que você pode fazer tanto de carro quanto de transporte público. Para quem mora longe a sugestão é alugar um carro no aeroporto de Porto Alegre ou pegar um ônibus saindo da cidade ( de ônibus, para ficar menos cansativo, é mais indicado fazer menos cidades).

Para quem quer dicas para fazer o roteiro de carro encontrei esse post aqui.

rota romântica brasileira
Fonte: site Rota Romântica

Os catorze municípios ao longo da rota são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela , São Francisco de Paula e Linha Nova.Fonte: Wikipedia


No site da Rota Romântica brasileira você encontra, dentre outras coisas , os mapinhas abaixo ilustrando a rota.

rota romântica
Fonte: site Rota Romântica

O site Quanto Custa Viajar mostra como se locomover por lá com e sem carro. O que é bem importante pois você pode enfrentar nevoeiro, muitas curvas , poucos horários de ônibus e etc. O que pelo menos para mim , não me preparando acabaria com todo o romantismo da rota.

Pela foto abaixo da para perceber que uma das melhores épocas para ir é o Outono, as temperaturas não estão tão baixas e os preços não tão altos por não ser alta temporada, além de que a vegetação fica linda nessa época! A primavera também é uma boa época.

estrada da rota romântica
Fonte: site Rota Romântica


ROTEIROS DE CHARME


Já que o post está na onda do romantismo, que tal aproveitar que vai estar na Rota Romântica e ficar em um hotel que faz parte dos Roteiros de Charme?

Hotel de Charme é um conceito na hotelaria que surgiu no final da década de 1990. Ele se refere a hotéis que estão localizados em prédios históricos ou de valor cultural.
São espaços que se distinguem dos outros hotéis pelo seu cunho histórico ou patrimonial dos edifícios onde estão instalados. São locais plenos de história e de encanto, onde a modernidade e luxo das instalações se conjuga na perfeição com a tradição e cultura do país ou da região.

Encontramos três hotéis dentro da rota, nas cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, os preços não são necessariamente uma fortuna, vale a pena dar uma olhada e quem sabe ficar hospedado em algum dia do roteiro!



Blog De Viagem | Viagens da Júlia

bottom of page