Óbidos : a melhor Vila de Portugal?

Atualizado: 13 de Out de 2019

Imagine uma cidadezinha toda murada, com casinhas super antigas,com flores nas janelas, e bem preservadas, que você tem vontade de referenciar só no diminutivo mesmo de tão fofa que é! Essa é Óbidos, cuja a maior atração é a própria vila em si!


Fonte : Júlia Almeida

A história da cidadela remete a época medieval, quando o rei Dinis se casou com Isabel de Aragão. Ele deu Óbidos como dote para a esposa, e após isso virou tradição, até o século XIX, dentre os reais. O que ajudou, em muito, a bela conservação da vila.


Fonte : Júlia Almeida

Apesar de bem pequena, tem tudo que turista gosta: restaurantes com comidas regionais, cafés (os doces locais são bem gostosos!), lojas de lembrancinhas e garrafeiras ( lojas onde se vende bebida alcoólica) com muita ginjinha-licor típico da região geralmente servido em um copo de chocolate- para provar ou levar para casa.


De Lisboa até Óbidos pode-se ir de carro ou ônibus. Alugamos um carro pois resolvemos ir parando pelo caminho e dormindo em algumas cidades. Direto, o trajeto seria em torno de 1h e 30 min mas no nosso caso viemos de Sintra. Fora de temporada , em maio quando fui, por exemplo, é bem tranquilo estacionar pelas ruazinhas fora da muralha (não se pode estacionar lá dentro). Em todo caso, existem dois estacionamentos pagos de fácil acesso.


Fonte : Júlia Almeida


Para aproveitar com mais calma , resolvemos passar uma noite por lá, que é mais do que suficiente. Ficamos em uma pousada fora da Muralha (parece Game of Thrones, não? rs) mas que fica há menos de dois minutos de lá e o preço é melhor. Pousada do Louro (só é um pouco antiga,há quem possa ter problemas com isso).


Fonte : Júlia Almeida

Fomos na semana de Corpus Christi e, mesmo não sendo católica, achei bem interessante ver a procissão , que segundos os católicos que estavam comigo, remetiam às de antigamente no Brasil , com a cidade toda 'arrumada' para isso .


Fonte : Júlia Almeida

As muralhas- com seus quase 2 quilômetros -, na verdade "a muralha de pedra" , tinha como propósito original o deslocamento rápido dos soldados que tomavam conta da fortificação mas, atualmente, seu propósito é ser um mirante para os turistas (que não têm muito medo, pois elas não proteção em um dos seus lados!) , você consegue visualizar toda a vila lá de cima , assim como pode 'cortar caminho'.

1 - Castelo de Óbidos


Fonte : Júlia Almeida

2 - Igreja da Misericórdia


Fonte : Júlia Almeida

3 - Porta da Vila

*Infelizmente os azulejos estão em reforma!

Fonte : Júlia Almeida

4 - Igreja de Santa Maria


5 - Aqueduto de Óbidos


Fonte : Júlia Almeida

7 - Pelourinho

Fonte : Júlia Almeida


Veja também:

Meu Pai é o ser mais enjoado do mundo! E o melhor também .

30 fotos épicas que você precisa tirar antes dos 30

Primavera

Roteiro de 12 dias em Portugal

O que fazer em Lisboa

© 2019 por Viagens da Júlia. Blog pessoal criado com Wix.com

  • Selo-ABBV-Blog-Associado-200-px
  • b-facebook
  • Instagram Black Round