[editado em 02/06/19] Antes de viajar é sempre bom pegar dicas com que já esteve no lugar ,mas sempre levando em conta a época que a pessoa foi pois isso pode fazer toda a diferença.
Como nunca fui ao Chile, nem a Patagônia , procurei por várias dicas e resumi algumas aqui.
1.UBER
O aplciativo Uber não é totalmente legalizado, se pegar tem que ir alguém na frente . Assim que você tenta entrar o motorista grita alguma coisa em espanhol, provavelmente será para uma das pessoas ir no banco da frente. Para evitar já faça isso antes de te darem um susto. Se a policia percebe ela leva o carro, com isso lugares mais visados como aeroporto você não conseguirá chamar.
2.Taxi
Os taxistas são como os argentinos que adoram passar a perna.Veja antes quanto daria a viagem para aquele trecho pois algumas chegam a cobrar até 5 vezes mais ! E quando você começa a argumentar eles falam super rápido já para não entender e pagar. Claro que existe exceção ;)
3.Hotel
Os hotéis cobram um imposto de 19% que em geral você paga a mais do que aquele preço que vê quando reserva nos sites , aquelas benditas letras miúdas...
Esse imposto não é obrigatório para turista que vai ficar até um mês mas se você não lembra-los ninguém costuma falar nada e acaba pagando. Para não pagar você tem que pagar a estadia em alguma moeda forte tais como o Dólar e o Euro, nem tente em Real, alguns hotéis deixam com algum cartão internacional. Além de ter o passaporte em mãos para servir de comprovante. É sempre bom checar nas letras miúdas como é a política do hotel que vai ficar, pois alguns não dão essa restituição e outros colocam algumas regras para ela.
4.Moeda
Como saber a moeda que levar? Um exemplo do que eu faco:
O passeio pela vinícula Concha Y Toro está $14000 pesos chilenos ou $22.99.
O câmbio em uma casa de câmbio que costumo comprar está 3,19 o dólar e 0,00650 o peso chileno, mais imposto.
$14000=91 reais e $22.99=73,34 reais. Ou seja, pagando em dólar sairia quase 20 reais mais barato nesse passeio! Além de que tem o tal imposto nos hotéis se não paga em dólar...
Hoje , está valendo mais levar dólar mas é sempre bom ter alguma moeda local em mãos. Para não ir de bolsos vazios pode trocar uma certa quantia no aeroporto de lá e o resto em casas de câmbio. E trocar dólar por peso e não real por peso!
5. Casas de câmbio
Achei esse post que te dá passa todo o mapa da mina.
6. Sites úteis
Onde ver a velocidade dos ventos, que para eles na Patagônia é mais importante do que a chuva.
Calcular quanto de gasolina vai gastar em determinado passeio.
7. Menores de Idade
Mesmo que viajando com um dos pais, em geral tem que ter autorização do outro para que possa viajar e se hospedar nos hotéis. É sempre bom checar o site da empresa aérea e dos hotéis para saber qual a política deles.
Blog De Viagem | Viagens da Júlia
Veja também:
Comentários