top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Petrópolis: Um refúgio imperial nos encantos da Serra da Estrela

Atualizado: 10 de mai.

Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, é um destino turístico imperdível para quem busca história, cultura, belezas naturais e um clima aconchegante. Localizada na Serra da Estrela, a apenas 68 km do Rio de Janeiro, Petrópolis oferece aos seus visitantes uma experiência única, combinando o charme do passado com as comodidades do presente.

Portão de entrada da Cidade
Entrada da cidade



Desvendando a história da Cidade Imperial

Museu Imperial de Petrópolis
Museu Imperial

Fundada em 1830 por Dom Pedro II, Petrópolis foi a residência oficial da família imperial brasileira por quase 70 anos. A cidade guarda um rico legado histórico que pode ser apreciado em diversos museus, palácios e monumentos. O Museu Imperial, instalado no antigo Palácio de Verão, é um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga um vasto acervo de objetos que pertenceram à família imperial.


Já o Palácio Quitandinha, um imponente hotel em estilo neorrenascentista, foi palco de grandes eventos sociais e políticos durante a época imperial.

Dica: o museu só aceita cash, não levei e acabei não entrando. Não tinha fila no domingo que fui.


Catedral de Petrópolis
Catedral de Petrópolis

Explorando as belezas naturais da Serra da Estrela

Petrópolis está cercada por belezas naturais exuberantes. A Serra da Estrela, com seus picos imponentes, cachoeiras cristalinas e trilhas desafiadoras, é um paraíso para os amantes do ecoturismo. Os visitantes podem fazer caminhadas, escaladas, rapel e rafting, além de apreciar a vista panorâmica da cidade do alto do Pico do Corcovado.


Palácio de Cristal
Palácio de Cristal

Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem a Petrópolis

  • Melhor época para visitar: A melhor época para visitar Petrópolis é durante o outono (abril a junho) ou a primavera (setembro a novembro), quando o clima é ameno e seco.

  • Como chegar: Petrópolis está a apenas 68 km do Rio de Janeiro e pode ser facilmente acessada por carro, ônibus ou trem.

  • Onde se hospedar: A cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até pousadas charmosas.

  • O que levar: Roupas leves e confortáveis, protetor solar, repelente de insetos e calçados adequados para caminhadas.

  • Como se locomover: A melhor maneira de se locomover pela cidade é de táxi ou carro alugado.

  • O que comer: Experimente a culinária local, que inclui pratos típicos como o churrasco ao pé do fogão e o bolo de fubá com goiabada.

  • O que fazer: Visite os museus e palácios históricos, faça caminhadas na Serra da Estrela, relaxe em um dos parques da cidade ou assista a um espetáculo cultural.


Centro Histórico
Centro Histórico

Petrópolis: Um destino para todos

Petrópolis é um destino ideal para todos os tipos de viajantes. Famílias, casais, grupos de amigos e viajantes solitários encontrarão na cidade algo para se encantar. Se você busca uma viagem inesquecível, repleta de história, cultura e belezas naturais, Petrópolis é o lugar perfeito para você.

Para quem não sabe , a rua Teresa é famosa por suas lojas de roupas de inverno. Não fui depois da tragédia, não sei como ela está.


Palácio Quitandinha
Palácio Quitandinha
Casa de Santos Dumont
Casa de Santos Dumont fica próxima ao centro histórico e vale uma visita

cervejaria bohemia
A fábrica da cerveja Bohemia fica no centro da cidade e vale a visita até para quem não é muito fã como eu


Comments


bottom of page