top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

O que fazer em Manaus : descubra a beleza da Amazônia na cidade do encontro das águas

Atualizado: 2 de mar.


encontro dos Rios Negro e Amazonas
Encontro dos rios

Manaus é uma cidade exótica localizada no coração da Amazônia, cercada pela exuberante floresta tropical. Se você está planejando uma viagem pelo Brasil, não pode deixar de incluir Manaus em seu itinerário.



Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

Pontos turísticos

A cidade é famosa pelo seu Teatro Amazonas, um belo edifício histórico que foi construído no final do século XIX, durante o apogeu do boom da borracha. O teatro é um marco da cidade, com uma bela arquitetura e uma programação de eventos culturais variados, que incluem shows de música, óperas e peças de teatro.

Teatro Amazonas · Funcionamento. terça-feira a sábado, das 9h às 15h e aos domingos, das 9h às 13h. Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). ·

Super vale a pena ,o tour pelo teatro.


Outra atração turística de Manaus é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um mercado vibrante e colorido, onde os visitantes podem encontrar de tudo, desde artesanato local até peixes frescos e frutas exóticas da região. O mercado é um ótimo lugar para experimentar a culinária típica do Amazonas, como o famoso tacacá, um caldo quente feito com tucupi, jambu, camarão seco e goma de tapioca.

O mercado é ponte de encontro para quem quer fazer o passeio de barco que leva a tribo, ao Parque Janauari, encontro das águas e etc.


Visitar o centro próximo ao Teatro também é uma boa pedida, as casinhas coloridas estão super preservadas(só tome cuidado, como todo centro de cidade grande).


Se tiver tempo, visite o MUSA (museu da Amazônia).

O horário para visitação é das 8h30 às 17h, sendo que o portão de entrada fecha às 16h.

Espaço permite contato com a natureza amazônica.


Comida

Visitei o restaurante Caxiri Manaus - que fica bem próximo ao Teatro e super recomendo! Comida típica e muito boa. (pedi um peixe chamado Matrinxã)


E ainda na praça em frente ao Teatro ( sorveteria Barbarela), tomei um sorvete de tapioca delicinha ( têm vários sabores típicos também, como : tucumã,cupuaçu e taperebá).


Pela cidade, você vai encontrar a Glacial Sorvetes ( é a mais famosinha), também com sabores típicos. No calor de Manaus, sorvete é o que há!


Experimentei um café da manhã manauara com x-caboquinho (não gostei, confesso) - que os manauaras insistem para experimentar - e café com leite refil. O nome do local é Cafeziun - Café Regional Especial.


Pra fechar, fui a um Flutuante( bares que ficam ,literalmente, flutuando no Rio Negro) - Tupinambar , em que você come e pode ficar tomando banho no rio (programa bem de morador) - e dar sorte de ver um boto. ((pedimos um tambaqui).

Você paga pelo barquinho que te leva aos flutuantes.


Tribo Indígena
Tribo Indígena

Floresta Amazônica

Além disso, Manaus é um ótimo ponto de partida para explorar a floresta amazônica. Há uma variedade de passeios disponíveis, incluindo caminhadas na selva, passeios de barco pelos rios e visitas a comunidades indígenas locais. Durante esses passeios, você pode ter a oportunidade de ver uma grande variedade de animais selvagens, incluindo macacos, pássaros exóticos, jacarés e até mesmo botos cor-de-rosa, uma espécie de golfinho de água doce que vive nos rios da Amazônia.


Se você estiver interessado na história da região, pode visitar o Museu do Seringal, que oferece uma visão fascinante da vida dos seringueiros na era do boom da borracha. O museu é um complexo que inclui uma casa de fazenda antiga e uma trilha que leva os visitantes através da floresta para ver as árvores de seringueira e aprender sobre o processo de extração do látex.



àrvore no Parque Ecológico Janauari
Parque Ecológico Janauari

Outro lugar imperdível para visitar em Manaus é o Parque Ecológico Janauari, uma área de preservação ambiental que abriga uma grande variedade de plantas e animais. O parque é acessível somente por barco, o que torna a experiência ainda mais emocionante. Durante a visita, você pode ver as famosas Vitórias-Régias, plantas aquáticas gigantes que só existem na Amazônia, e uma grande variedade de pássaros e outros animais selvagens.


macacos no Parque Ecológico Janauari
Parque Ecológico Janauari

O que fazer em Manaus

O que fazer em Manaus: Em resumo, Manaus é uma cidade fascinante que oferece uma variedade de atrações para os visitantes. Se você estiver planejando uma viagem pelo Brasil, não deixe de incluir Manaus em seu itinerário. Você terá a oportunidade de experimentar a cultura e a natureza únicas da região amazônica e criar memórias inesquecíveis.




bottom of page