• Júlia Almeida

Como usar o Google Tradutor quando você viaja

Atualizado: Jan 6

Melhorias recentes no Google Tradutor o tornaram o aplicativo essencial para viajantes que sofrem com as línguas locais. Saiba como conseguir aproveitar bastante desta ferramenta bastante útil .

O aplicativo Google Tradutor pode ser vital para viajantes que enfrentam um idioma que eles não entendem. Nesse post, tentarei explicar como conseguir o aplicativo, como usar para viagens e todos os recursos úteis que você pode aproveitar.


Fonte: Wix

O Google Tradutor é um serviço de tradução automática multilíngue que traduz textos e palavras faladas. Ele suporta mais de 100 idiomas!


Como posso acessar o Google Tradutor?


Você pode acessar o Google Tradutor pelo site do Google em seu computador ou como um aplicativo em seu smartphone, disponível na app store do seu telefone.


Como funciona o Google Tradutor?


Em sua forma mais simples, você define o idioma que deseja traduzir e o idioma para o qual deseja traduzir, digita as palavras e o Google Tradutor traduz para você.


No entanto, com o passar dos anos, o serviço se tornou mais sofisticado e poderoso. Agora o Google Tradutor pode acessar a câmera e o microfone do seu telefone para traduzir imagens e menus através das lentes da sua câmera ou ouvir e traduzir conversas em tempo real.


Enquanto no início o Google Tradutor traduzia cada palavra individualmente, agora ele traduz frases inteiras.


O resultado é o modo de conversação, um recurso que usa o microfone do seu telefone para traduzir uma conversa entre você e um locutor estrangeiro. Ele escuta os dois idiomas, oferecendo traduções para você e seu novo amigo na tela. Basta selecionar os idiomas na tela inicial, tocar no ícone ‘Conversa’ e começar a falar.


Fonte: App Store

...Mas Cuidado!


A tradução errada de um menu não é grande coisa. Obter informações erradas sobre a dosagem da medicação é. Em tais situações, é melhor encontrar alguém que fale sua língua para ajudar.


A função mais básica do Google Tradutor é a opção padrão oferecida na tela inicial. Basta definir os idiomas, digitar uma palavra ou frase e sua tradução aparecerá.


Diga a palavra


Em vez de digitar uma palavra ou frase, o Google Tradutor também oferece a opção de você dizer uma palavra ou frase e traduzi-la.


Fonte: App Store

Novamente, defina os idiomas na tela inicial, mas desta vez escolha o ícone 'Voz' e fale.

Anotá-la


Uma nova opção de escrita permite que você ou seu novo amigo local escreva uma palavra ou frase na tela do seu telefone e a traduza.


Fonte: App Store

Útil para idiomas cheios de tremas complicados, basta tocar na opção ‘Escrita à mão’ e seguir as instruções.


Use sua câmera


Esse recurso é perfeito para traduzir rapidamente placas e menus.


Fonte: App Store

Toque no ícone ‘Câmera’ na tela inicial e aponte sua câmera para o que você deseja traduzir. Palavras e frases se transformam imediatamente em uma linguagem que você pode entender, bem diante de seus olhos.


Mais recursos úteis do Google Tradutor para viajantes ...


1. Tradução offline


A conexão com a Internet nem sempre pode ser garantida em suas viagens. E mesmo quando existe, as cobranças de dados podem ser proibitivas. É por isso que faz sentido baixar um pacote de idioma, ou arquivo de tradução offline, como o Google gosta de chamá-lo.


Fonte: App Store

Os arquivos de tradução offline vêm em dois tamanhos - pequenos e recomendados. O arquivo pequeno geralmente tem cerca de 3 MB e contém palavras populares. O recomendado tem cerca de 40 MB e tem mais palavras.


A caixa de diálogo oferecerá a opção de baixá-los quando você escolher um idioma pela primeira vez. Caso contrário, procure o ícone de download no lado direito de um idioma ao selecioná-lo.


2. Salve palavras e frases favoritas


Em suas viagens, haverá uma série de palavras e frases que você usará o tempo todo, desde saudações gerais até solicitações de direções específicas.


Em vez de procurá-las constantemente, você pode adicioná-las a uma lista de favoritos que pode ser acessada de forma rápida e fácil.


Para salvar uma tradução, toque no ícone de estrela no canto direito. Para acessá-la novamente, procure o ícone ‘Salvo’ na parte inferior da tela inicial.


3. Destaque o texto para traduzir


Embora a tradução em tempo real de placas e menus pelo Google Tradutor usando sua câmera possa parecer mágica, às vezes você vai querer dar uma olhada em palavras ou frases específicas.


Basta tocar no botão da câmera e o Google Tradutor começará a digitalização. Destaque a seção específica de seu interesse arrastando o dedo por ela.


Toque no botão de seta azul e você sairá do modo de câmera e retornará à tela inicial com o texto traduzido.


O que mais o Google Tradutor pode ajudar, além da tradução?


Depois que uma palavra ou frase é traduzida, o Google Tradutor oferece uma série de outras funções úteis.


Guia de pronúncia


Saber a palavra certa é apenas metade da batalha. Pronunciá-la corretamente é tão importante quanto. Depois que sua palavra ou frase for traduzida, você verá um ícone de alto-falante acima dela. Toque nele e você ouvirá a palavra pronunciada pelo alto-falante do telefone.


Traduções e definições alternativas


Conforme o Google Tradutor se tornou mais sofisticado, ele reconheceu que palavras e frases podem ter uma infinidade de significados. Para tanto, cada tradução vem com uma lista de traduções alternativas, bem como definições de cada uma dessas alternativas. Você os encontrará rolando abaixo da tradução inicial.


Toque para traduzir


Os usuários do Android também têm a opção de traduzir mensagens SMS usando um novo recurso ‘Toque para traduzir’. Você não precisa estar com o aplicativo Google Tradutor aberto para usá-lo. Simplesmente copie o texto que você deseja traduzir em seu aplicativo de mensagens e um balão de tradução aparecerá, oferecendo a tradução de sua mensagem.


P.S. O Google Tradutor é ótimo - mas não o use para tudo!


O Google Tradutor não é infalível. Embora esteja cada vez melhor, deve-se ter cuidado ao usá-lo para informações cruciais.


Traduzido livremente de : Wanderlust

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Viagens da Júlia. Blog pessoal criado com Wix.com

  • Selo-ABBV-Blog-Associado-200-px
  • b-facebook
  • Instagram Black Round