top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Como tirar fotos realmente atraentes

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Dia 8 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo e nada melhor do que fazer um post sobre fotografia de viagens na mesma data, né? Encontrei um post super bacana em inglês que tenta tirar o stigma que você precisa ser um fotógrafo profissional e ter uma câmera DSLR para conseguir fotos legais da sua viagem. O que se pode adiantar é: tem muito mais a ver com você do que com o equipamento!

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte:Wix

Já voltou de viagem decepcionado com a qualidade das suas fotos? Ao invés de representações artísticas de suas lembranças, estava com uma coleção de imagens borradas que não captavam o espírito do seu passeio? Você pode achar que a única forma de conseguir tirar fotos realmente decentes é investir em uma câmera melhor. Mas é possível tirar ótimas fotos de viagens usando apenas o seu smartphone!

Uma câmera de um bom Smartphone vs câmera de uma DSLR


Uma DSLR profissional sem dúvidas produzirá fotos com uma resolução de imagem mais alta, mas você não pode negar que a câmera do iPhone, por exemplo, é prática e conveniente. A menos que você tenha treinado como usar equipamentos tão caros e possua todos os acessórios necessários, vai perceber que suas fotos de férias foram iguais às de quando as fotografou no smartphone.

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte:Wix

Então, qual seria o truque para tirar fotos de viagem verdadeiramente impressionantes? A resposta é que tem menos a ver com o equipamento em si e mais com o fotógrafo.

Com os avanços na tecnologia de câmera dos smartphones de primeira linha, muita gente tem descoberto que um bom telefone fornece imagens de alta qualidade, mas com menos confusão. Não precisa se preocupar em perder uma foto emocionante com uma câmera de smartphone - você pode simplesmente mirar e disparar.


De fato, com um pouco de preparação e premeditação, você pode capturar a essência de memórias verdadeiramente maravilhosas. As 7 dicas a seguir te ajudarão a tirar ótimas fotos de viagens usando apenas o seu smartphone .

1.Tire um tempo para fazer um pouco de pesquisa

• Você está interessado em arquitetura? • Exposições culturais? • Paisagens naturais?

como tirar fotos atraentes
Fonte:Wix

Decida que tipo de coisas você deseja ver e reserve um tempo para fazer alguma pesquisa: • Este destino em particular aparece no seu melhor ao nascer do sol? • Pôr do sol? • O nevoeiro geralmente entra em uma determinada hora do dia?

Entender o clima pode ser um fator decisivo para determinar se a sua foto é ou não uma obra-prima ou uma decepção. Lembre-se de que fazer uma pequena pesquisa sobre a cultura do lugar que você visita também pode ser uma vantagem. Em alguns países, é proibido fotografar certos edifícios ou infraestrutura. Entenda o que causará e não causará ofensa e lembre-se de que por nenhum snap de viagem vale a pena passar um tempo em uma prisão estrangeira.

2.Prepare sua câmera

Só porque você está usando sua câmera do smartphone não significa que a preparação não é necessária. Imagens de alta resolução criarão arquivos grandes, garanta que você tenha muito espaço de armazenamento, no telefone ou através de software baseado em nuvem. O uso do smartphone para tirar fotos também esgotará a bateria mais rapidamente, verifique se ela está totalmente carregada com antecedência ou considere levar um carregador de bateria portátil em caso de emergência.

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte: Wix

Por fim, se seu telefone ficou jogado em uma bolsa por metade da jornada, é provável que a lente tenha sido contaminada. Poeira, sujeira ou graxa podem se acumular na lente da câmera, causando imagens com aparência de nevoeiro. Carregue um pano macio de microfibra com você especificamente para esse fim ou use um pedaço de tecido macio e limpo alternativo (uma camiseta é suficiente) para limpar a lente.

3.Não seja pego em cenas de clichê

Você já viu uma foto de um amigo fingindo erguer a Torre Inclinada de Pisa ou sentado em um camelo em frente às Pirâmides de Gizé? O mesmo acontece com todo mundo. Embora não haja nada de errado em visitar marcos emblemáticos e tirar fotos de férias, não seria legal se suas fotos parecessem um pouco diferentes das 80.000 fotos de clichê que já estão circulando nas mídias sociais? Tente pensar fora da caixa. Movimente-se, experimente iluminação e ângulos e procure oportunidades para capturar locais conhecidos de diferentes perspectivas. Como você tem bastante espaço de armazenamento no seu telefone, não tenha medo de testar novas fotos. Se você não estiver satisfeito com algumas delas, sempre poderá excluí-las. Porém, quanto mais fotos você tirar, mais opções terá para escolher.

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte:Wix

4.Retratar a cultura local

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte:Wix

Muitas vezes, as pessoas que você conhece tornam um lugar memorável. Por que não incluir elementos da cultura local em suas fotos de viagem? Isso pode ser tão simples quanto tirar uma foto rápida de um mercado movimentado ou de uma rua movimentada. Mas se você dedicar algum tempo para interagir com alguns habitantes locais, poderá ter a oportunidade de tirar alguns retratos locais impressionantes. Lembre-se de que a abordagem educada é sempre pedir a permissão de uma pessoa antes de fotografá-la; aprender algumas frases simples ou baixar um aplicativo de tradução pode ser tudo o que precisa para quebrar o gelo e obter permissão. Uma câmera do smartphone é excelente para capturar a essência de um ambiente, já que as pessoas geralmente se sentem mais relaxadas tirando uma foto em um telefone do que em uma DSLR imponente.

5.Incluir um assunto para criar profundidade

Desertos de sal sem fim e praias de areia branca podem parecer de tirar o fôlego na vida real, mas fotos de belas paisagens geralmente parecem um pouco chatas e sem graça. Isso pode ser resolvido incluindo um assunto na imagem - você mesmo, um companheiro de viagem ou um habitante local disposto. Ter uma pessoa na foto ajuda a criar profundidade dentro de uma foto. Dá ao seu olho um ponto focal e, assim, permite que você aprecie melhor o escopo do cenário. Você pode entender melhor a vastidão de uma paisagem se tiver uma pessoa para escalá-la. Se você estiver viajando sozinho, a função de timer na câmera pode ser útil com esses tipos de fotos.

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte: Wix

6.Preste atenção aos pequenos detalhes

Ao viajar para locais exóticos pela primeira vez, é fácil ficar muito impressionado com as coisas maiores que acabamos perdemos alguns detalhes menores. Procure oportunidades para registrar texturas, padrões ou cores exclusivas do destino - na comida, na arquitetura e até nas roupas. Uma foto em close de treliça complexa na lateral de um edifício antigo faz uma mudança interessante em um álbum de viagem, além de adicionar mais sabor às fotos de suas férias. Estendendo-se além de coisas feitas pelo homem, você encontrará muitas oportunidades para capturar pequenos detalhes em ambientes naturais: uma planta ou animal único, uma concha em um fundo de areia ou uma variedade específica de pedras no leito de um rio.

como tirar fotos com seu smartphone
Fonte:Wix

7.Lembre-se de que suas fotos devem contar uma história

As melhores fotos de férias são as que contam uma boa história. A função “burst” no iPhone é uma excelente maneira de capturar micro histórias à medida que elas acontecem, permitindo que você escolha o momento perfeito como lembrança. Pode ser o momento em que uma rajada de vento sopra o chapéu de alguém, o segundo quando uma criança recebe uma surpresa ou o lampejo de reconhecimento nos olhos de uma pessoa quando vê sua amada no aeroporto. Ter seu smartphone pronto permite gravar essas histórias interessantes. Enquanto algumas histórias são auto-explicativas em uma foto, outras fazem perguntas. Esse elemento de mistério ("o que está acontecendo aí?" "Quem é esse?" "O ​​que aconteceu depois?") Dará a você a chance de contar algumas de suas histórias de viagens a um público interessado.

Independentemente de quão artístico você possa ou não ser, com um pouco de prática, você pode voltar para casa com um álbum cheio de fotos de viagens que ninguém jamais acreditará que foram tiradas em um smartphone. Não tenha medo de tirar um tempo para enquadrar a foto perfeita - afinal, é preferível parecer momentaneamente um turista do que voltar para casa lamentando oportunidades perdidas de fotos.


Fonte : Canvas Pop


bottom of page