top of page
  • Foto do escritorJúlia Almeida

Como arrumar a mochila - 2

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Então, como de fato fazer a mochila para a viagem... Tendo abordado algumas dicas gerais, veja como fazer as malas passo a passo. Usando uma mochila de 45 litros como exemplo. Alguns modelos são versáteis e podem ser usadas em diferentes tipos de viagens. De qualquer forma, vamos abrir!


No seu compartimento principal, manter principalmente as roupas.

Muitas vezes, é melhor enrolar a roupa em vez de dobrar. Menos vincos, mais economia de espaço. Camisas enroladas (quando empilhadas) também são fáceis de encontrar.

como arrumar a mochila
Fonte:Wix

Usando cubos de embalagem para guardar meias e roupas íntimas Eles custam barato e facilitam muito a organização das roupas. Se encaixam perfeitamente e têm pequenas janelas, permitindo que você veja o que está dentro.



Normalmente é legal levar dois pares de sapatos. Um para usar  outro para guardar. Embalagem para tênis de caminhada

Guarde um par de tênis de cano baixo em um saco plástico para quando for caminhar ou andar bastante. Para os sapatos do dia-a-dia, tênis de lona, como Converse All-Stars, que dobram facilmente e ocupam muito pouco espaço(ou algum outro da sua preferência). Em um clima tropical, você poderia substituí-los por sandálias, ou até por um par de chinelos. As meninas também podem adicionar facilmente sapatilhas.

o que levar na mochila de viagem
Fonte: WIx

Para roupas, sugiro levar o seguinte: 6 ou 7 camisas ou camisetas, aquelas que ficará feliz em usar regularmente. 7 roupas íntimas. Alguns defendem trazer apenas três (um para vestir, um para lavar e outro para secar), mas eu prefiro ter roupas íntimas limpas todos os dias e lavar apenas uma vez por semana. 3 calças; se estiver indo para algum lugar quente, troque duas por shorts. 3 pares de meias para climas tropicais, mais se for mais frio. 1 pijama.


Tipos de roupas Se você é um pouco aventureiro, pode querer investir em algumas roupas de lã merino. A lã merino custa um pouco mais, mas esquenta quando está frio, mantém você frio quando está quente, tem a incrível capacidade de permanecer quente, mesmo quando molhada, e até seca muito mais rápido que o algodão. Sério, porém, esse material é feito de milagres. As meias de lã Merino podem ser usadas por dias a fio sem ficar fedorentas, o que a torna perfeita para caminhadas.


Coloque as roupas sujas em uma sacola de poliéster com um cordão. Isso mantém as roupas fedorentas bem separadas.


saco de roupa suja
Fonte: Wix

E o tempo chuvoso ou frio? Se você está fazendo as malas para um clima frio ou úmido, isso obviamente adicionará mais peso, mas não tanto quanto você imagina. De qualquer maneira, sua jaqueta de inverno, jumper etc. estarão no seu corpo, portanto, não aumentará o peso da sua bagagem. Para a capa de chuva, você pode levar uma capa de chuva leve e compacta, pois ela pode se comprimir do tamanho de uma maçã. Se você precisar fazer as malas para vários climas, considere levar uma bolsa de compressão para armazenar seus itens de inverno quando não precisar mais deles.

jaqueta impermeável leve
Fonte: Wix

O compartimento da frente Itens de armazenamento adicionais Passando para o compartimento frontal, é aqui principalmente onde é legal guardar os artigos de higiene pessoal e alguns outros itens úteis. Tente levar uma bolsa de higiene pessoal bem pequena. Simplificando as coisas, então seria apenas uma escova de dentes + pasta (tamanho da viagem), um pequeno desodorante  roll-on  e mais uma coisinha ou outra.


Se você vai ficar em hotéis, talvez não seja necessário levar uma toalha, sabão ou xampu, pois eles já serão fornecidos. Mas se vai ficar em albergues ou pousadas, ou para países em desenvolvimento onde eles não são fornecidos como padrão. Mesmo na Europa desenvolvida (leste), muitos lugares não oferecem esses itens básicos.

Toalha de viagem de secagem rápida Leve uma toalha de viagem leve de microfibra. Elas pesam pelo menos 10 vezes menos que a toalha de algodão média. Algumas pessoas não gostam de sua textura aveludada, mas você não deve esfregar esse tipo de toalha na pele. Após o banho, use as mãos para remover a maior parte da água primeiro e depois seque suavemente. As toalhas de microfibra secam muito mais rápido que as de algodão, o que é ótimo se você viaja muito.



Lembre-se de que os líquidos não podem exceder 100 ml se você quiser tê-los como itens de bagagem de mão em um voo. Minha solução preferida é não usar sabonetes líquidos.

Sabonetes para viajar Tenha dois recipientes de sabão, um contendo uma barra de sabão e o outro uma barra de xampu. Como sólidos, eles sempre são aceitos como bagagem de mão. Eles também são mais leves e compactos que os frascos de gel de banho ou shampoo. Curiosidade: 70% a 90% do peso do gel de banho é apenas água! Uma barra de xampu funciona como uma barra de sabão: basta esfregar na água e você obterá um adorável xampu espumoso. Uma barra de shampoo de 100 ml dura três frascos de 250ml do tamanho normal de shampoo líquido. Supondo que você lave o cabelo a cada 3 dias ou menos, ele durará um ano inteiro.

sabonete em barra
Fonte: Wix

Mas e se você não gosta de sabonetes sólidos? Ou se você está muito apegado à sua marca favorita de xampu 100% orgânico de romã de cacau e figo selvagem? Não se preocupe, existe uma solução alternativa: basta colocar um pouco em um recipiente de viagem de 100 ml! Eles geralmente são vendidos em farmácias ou você pode reutilizar algumas embalagens de um hotel. Obviamente, eles não duram tanto quanto uma barra de sabão ou xampu, mas é apenas outra maneira de permanecer abaixo do limite para líquidos de mão.

Espere ... onde estávamos?

Oh sim! Eu estava explicando o que está no compartimento frontal da mochila. Também tenha uma capa de chuva leve e compacta e uma almofada de viagem inflável compacta.

o que levar na mala de viagem
Fonte: Wix

O travesseiro de viagem inflável é uma solução incrível, pois permanece super compacto. Você enche com um botão (não com a boca) e é super macio (não emborrachado como outros infláveis ​​baratos). Por fim, tenha uma bolsa impermeável. Ela permite pular de um barco e nadar até uma ilha e ainda levar a câmera, ou permite que mantenha seu diário de mergulho e outras coisas secas enquanto  mergulha. É perfeito para a praia também.


travesseiro inflável
Fonte: Wix

Mais alguns itens úteis Há alguns outros itens menores sobre os quais quero falar. Costumo colocá-los no bolso de acesso rápido da minha mochila. Eles não são estritamente essenciais, mas tornaram minha vida na estrada consistentemente mais fácil. Em primeiro lugar, um cadeado numérico costuma ser muito útil. Ficar em albergues e pousadas econômicas com frequência significa ter que trancar suas malas em um armário. Com um cadeado numérico, você não precisa se preocupar em perder a chave.

cadeado numérico
Fonte: Wix

Também tenha um cadeado de arame, que permite prender uma mochila a um poste ou cerca, para evitar roubo oportunista. Um farol de LED é útil quando você precisa andar por um dormitório à noite, quando acaba a luz ou quando você está caminhando à noite. Uma lanterna comum também funciona, mas ter uma luz presa à cabeça mantém as mãos livres.

Uma bateria de backup portátil dá ao telefone e outros eletrônicos um pouco de carga extra. Um bônus interessante é que pode colocar seu telefone para carregar dentro de um armário de albergue ou cofre de hotel, em vez de deixá-lo exposto.

Por fim, acho que tudo se resume ao seu estilo e preferências pessoais de viagem. Eu acho que uma bagagem leve traz muitos benefícios, mas nem todos desejam viajar da mesma maneira. Meu exemplo de bagagem provavelmente funciona melhor para um tipo específico de viagem; se você estiver de férias deboas e quiser usar algo sofisticado todas as noites, será mais difícil ser verdadeiramente minimalista.

como arrumar sua mala para viagem
Fonte: Wix

Se você sentir que uma bolsa maior e mais opções é melhor, tente! Certifique-se de fazer um bom teste antes da viagem (e verifique como se sente por um tempo) e evite fazer as malas no último minuto.

Veja também:

bottom of page