© 2019 por Viagens da Júlia. Blog pessoal criado com Wix.com

  • Selo-ABBV-Blog-Associado-200-px
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Cancelar Passagem

Updated: Mar 14

Infelizmente, nem sempre tudo são flores e algumas vezes precisamos cancelar nossas viagens . Eu já tive que passar por isso algumas vezes e resolvi compartilhar algumas das minhas experiências de cancelar passagem, por diferentes motivos .


ATUALIZAÇÃO - Corona Vírus

Muitas companhias aéreas estão flexibilizando sua regras, principalmente para os destinos mais afetados mas há ainda muita discussão sobre o assunto por ser muito novo. Quem comprou tarifas mais baratas , sem flexibilidade pode ainda enfrentar alguns problemas dependendo da companhia ou destino. Veja nessa matéria da UOL o que diz os principais órgãos responsáveis sobre o assunto .


Fonte: Wix

Reembolso Integral:

Dependendo do seu tipo de passagem , existe a opção de reembolso integral, mas em geral, são aquelas bem caras que poucas pessoas optam por comprar.

Eu já consegui esse tipo de reembolso das seguintes formas (nenhuma foi da citada acima) :

  • Menos de 24 horas :

Existe uma lei brasileira que diz que você tem direito a cancelar sem custos sua passagem em até 24 horas. Isso vale para outros meios de transporte também.


Blablablá: Em 2016, eu ia para o Canadá mas ainda não podia entrar com o visto americano e precisava tirar o visto canadense e inventei de comprar a passagem antes de tirar . Minha sorte foi que comprei no dia em que estava agendado e me falaram que por causa das Olimpíadas ia demorar mais que o normal. Resultado: tive que trocar o intercâmbio pelos EUA (a empresa tinha nos dois países), cancelei a passagem para Toronto (sem custos) e etc.

  • Por motivo de doença:

Quando você está doente e impossibilitado de viajar de alguma forma (não precisa ser fisicamente ) e consegue comprovar através de um atestado, é possível o reembolso total mesmo que entre com o pedido depois da data da viagem. Na verdade não só você, mas todos os seus parentes diretos que compraram passagens juntos com você.

Cancelar passagem nem sempre é a dor de cabeça que parece

Algumas empresas são mais brandas e só ligando já cancelam a passagem, outras são mais rigorosas ( acredito que pelos valores também). Nos sites de algumas, como a CopaAir é possível fazer o cancelamento por lá (sugiro!) , você já envia o documento (eu não enviei o atestado mas o resultado da perícia do INSS que também serviu) e depois de um tempo eles te informam por email o resultado. Por telefone nem sempre a pessoa é brasileira e ficou mais confuso.

Blablablá: a Copa cancelou sem taxas a minha e a dos meus pais mas a do meu tio não, ele teria que pagar 300 dólares para remarcar, sendo que a passagem foi 1500 reais, ele preferiu ir sem a gente.

Já li relatos de pessoas que cancelaram por doença mais facilmente pela American mas só li na internet...

Fonte: Wix

Reembolso Parcial:

Em alguns você pode simplesmente mudar de ideia e não querer ir mais , seu bichinho de estimação ficar dodói , suas férias forem canceladas e etc. Nesses casos você vai ter que recorrer aos pormenores da sua passagem, verificar quais foram as regras de reembolso em caso de cancelamento ou remarcação. Por via de regra, as tarifas mais baratas tem direito a menos reembolso. Em vôos internacionais eles costumam ser em torno de 150 a 300 dólares.


Blábláblá: Eu comprei em uma super promoção - e meio louca também - uma passagem para Seul viajando em outubro de 2017, saindo de Florianópolis via Buenos Aires por 1500 reais. Aproveitei o embalo e comprei com milhas de lá para Tóquio e para Xangai . Estava no auge da época que o cara lá da Coréia do Norte ficava dizendo que ia jogar míssel para tudo que é lado ( inclusive jogou alguns poucos) e eu , sim, fiquei com medinho de tanto todo mundo falar e resolvi cancelar minha viagem. Como não estava em estado de crise de fato a Emirates não iria devolver minha passagem mas pelo menos consegui um bom reembolso (um dos melhores). As outras que comprei por milha acabei perdendo pois tinha mais de 24 horas (sim, pelo smiles posso comprar trechos Coréia - Japão ou Coréia - China) mas não foram tantas.


  • Gravidez

Não ache que cancelar a passagem é uma tarefa trivial por simplesmente estar grávida e achar que não é interessante pegar um voo. A maioria das empresas vai te exigir um atestado dizendo além da gravidez qual o motivo que impossibilita a viagem. Por isso, muita gente que fica tensa quando descobre a gravidez prefere pagar uma pequena taxa para cancelar. Apesar que seu obstetra pode te ajudar com isso e te dar o atestado ou tirar suas dúvidas para uma viagem tranquila.

Fonte: Wix

Esses foram alguns dos que já vivenciei. Ainda não sofri muito com nenhuma empresa e acredito que pesquisando e vendo com calma da para cancelar a passagem sem problemas.



Blog De Viagem | Viagens da Júlia


Veja também


Mochila para viagem (1)

Como tirar Passaporte

Seguro de viagem para gestantes

Calcular Viagem

Seguro Viagem Internacional