Atacama: Viajei uma semana antes da pandemia!

Se existiu uma viagem com um timing perfeito foi essa. Talvez eu me arrisquei um pouco mais do que devia. Fato.

Fui na primeira semana de março e no Brasil só existia um caso e no Chile nenhum. Mas grandes indícios que isso ia aumentar exponencialmente em muito pouco tempo nos dois países.

São Paulo

Passei uns dias em São Paulo antes de ir para lá e as pessoas estavam menos neuróticas do que no Rio (como as coisas mudam…) mas já estavam se preocupando mais com limpeza e tal e alguns usando máscara, completamente errado, vale ressaltar ( por isso eu achava bobagem , me arrependo dessa parte).

Chile

Em Santiago, mesmo sem casos, todos tinham que ter a temperatura aferida , preencher uma ficha sobre os sintomas e de onde estava vindo e onde iria ficar. Acho que até hoje não se faz isso no Brasil…

Deserto do Atacama

De lá, segui para Calama , não visitei a capital e dessa cidade, onde fica o aeroporto mais próximo de San Pedro peguei um transfer para o povoado.

Nos 5 dias que fiquei no povoado surgiu o primeiro caso no país e no Brasil começou a aumentar o número. No Peru, onde seria e foi minha volta, também começou o aumento .

O clima no Atacama é bem complicado pois é uma região de grande altitude e muito seca. Então tive muita falta de ar , um dos sintomas da COVID.

A volta

Na minha volta, fiquei muitas horas no aeroporto de Lima , as pessoas limpavam sem parar e algumas pessoas pessoas usavam máscaras mas bem poucas( e eu ainda achava exagero( aiai) .

Assim que cheguei em São Paulo, já tinham casos no Rio também. E eu continuava com a falta de ar mas acredito ser da alergia respiratória.

Em casa

Cheguei no Rio, dois dias depois e o medo já estava bem maior. Não cheguei a voltar ao trabalho presencial, fui uma das primeiras a já entrar de quarentena, que estou desde então. No Rio já nem saí de casa e na semana seguinte a coisa aumentou surrealmente.

Fui ao hospital por causa da minha falta de ar mas no início eles não faziam exame em quase ninguém , mesmo pagando . Só com vários sintomas. Disseram que era sinusite, o que também acho que foi mas rolou um medinho.

Hoje olhando vejo que dei uma super sorte! As fronteiras fecharam uma semana depois e estão até hoje. O povoado inclusive está fechado. Sem contar que os tratamentos e tudo mais estavam muito mais incipientes na época.

Como sei que deu tudo certo,faria novamente! Mas a sorte deu uma boa ajudada,rs.